sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Achei ótimo: Quiz dividir. Espero que ajude alguém!!






Qual é o Seu Estilo de Vida?
Gênesis 12 ao 19.

Introdução:

Um conjunto de comportamentos, de pensamentos, de ideais forma um estilo de vida.
Nós olhamos na sociedade e vemos que há muitos estilos de vida. Se você entrar no metrô e ficar observando as pessoas, ficará fácil ver qual é o seu estilo de vida.
Olhe para o seu irmão e tente ver qual é o estilo de vida dele.
Só que quando nós nos convertemos nos tornamos discípulos de Jesus, precisamos mudar nosso estilo de vida, caso contrário não iremos experimentar as promessas do Senhor em nossas vidas.
Não podemos servir ao Senhor com o mesmo estilo de vida que vivíamos antes de conhecê-lo. Se quisermos seguir o Senhor precisamos viver o estilo de vida de Deus.
Mesmo conhecendo o Senhor é possível vivermos o estilo de vida do passado, o que vai acontecer é que iremos colher os frutos do passado. Começaremos ter problemas em nossa vida. Para colhermos os frutos que Deus tem para nós precisamos nos inserir no estilo de vida de Jesus.
Todos nós temos um estilo de vida que é particular que tem á ver com a família onde fomos criados, com nossos costumes, com nosso temperamento. Mas hoje eu quero ir um pouco além, existe um contexto maior.
Se pegarmos os princípios, o estilo de vida pelo qual vivemos podemos extrair pelo menos três formas: O NATURAL, O SOBRENATURAL E O ESTILO DE VIDA DO DIABO.
E nós vemos dentro da Palavra de Deus exemplos destes três estilos de vida e vamos ver na família de Abrão, ou nos seus parentes estes três exemplos de estilo de vida bem como suas conseqüências.

Mensagem:

O Estilo de Vida Natural

O estilo de vida natural, não é o estilo de vida de Deus. O próprio nome diz: NATURAL. Deus não é natural, Deus é sobrenatural.
O estilo de vida natural é aquele que responde as coisas de forma natural, através do bom senso, executando o que aprendeu na universidade, enfim é um estilo de vida que não toca o sobrenatural. Vive por aquilo que vê, que toca, que lhe dá segurança, por aquilo que é previsível. Não precisa de fé para se viver assim. Tudo é muito sob o meu controle.
Para entendermos isso melhor vamos ver a vida de Ló. Quem foi Ló? Gênesis 13.
Ló era homem de Deus, era crente, porém natural.
Sua naturalidade o fez:
• Escolher as campinas do Jordão;
• Morar em Sodoma;
• Desperdiçar a oportunidade de recomeçar em Zoar;
• Perder todos os seus bens;
• Morrer numa caverna.
Não houve disposição em Ló de orar, de buscar direção do Senhor.
Qual foi a conseqüência deste Estilo de Vida NATURAL de Ló?
• Caverna!

O Estilo de Vida Sobrenatural

Nós temos o segundo estilo de vida. É o estilo de vida de Abraão. É o estilo de vida dos céus. É o estilo de vida de quem depende do Senhor.
Quando Abraão conheceu a Deus, Deus lhe diz: se você continuar a viver com estes mesmos princípios Eu não posso fazer muito por você, no máximo te salvar.
O que o Senhor diz a Abraão? “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai”.
O que significa isso?

Isso fala dum novo estilo de vida. Sai da tua terra significa abandonar sua cultura, suas raízes, larga isso! Larga o jeitinho brasileiro!
Fala de princípios, de comportamentos. Deus fala claramente para Abraão, se você continuar assim eu não tenho jeito de te abençoar.

O que Abraão fez?

Ele obedece ao Senhor. Mas obedece pela metade!
Abraão não nasceu pai da fé, ele se tornou o pai da fé. Ele não nasceu num estilo de vida sobrenatural, mas num momento da sua vida Deus o chama.
Abraão vem para Canaã, mas leva Ló. Não era para levar Ló. Ló é um princípio de vida natural. Abraão chega a Canaã, mas com um princípio de vida natural.
Existe um estilo de vida para se viver em Canaã. Canaã era um lugar de montes e vales. Em Canaã se depende só de Deus.
Abraão tinha muita dificuldade, as coisas não iam. Ele tinha a benção, mas não às tinha completamente.
Em Gênesis 13 Abraão foi radical em abandonar Ló. Precisamos ser radicais em abandonar o estilo de vida natural.
Abraão era muito apegado a Ló, mas contra a sua vontade ele o abandona.
Quando Abraão decide se desligar de Ló. Olha o que Deus faz com Abraão em Gênesis 15.1-6:
• Abraão desabafa com Deus. Neste momento Deus vê uma oportunidade de dilatar a visão de Abraão e de lhe fazer uma promessa;
• Então o Senhor o leva para fora. Isso significa sair do lugar onde eu construí com minhas próprias mãos, minha casa. Sai e olha para os céus. Isso significa olhar para as coisas de Deus, precisamos aprender a depender de Deus.
• Abraão creu. Isso significa que ele abandona este estilo de vida natural e passar a viver um estilo de vida sobrenatural;
Gênesis 15.12-21: Deus propõe uma aliança com Abraão.
• E por que só depois de tantos anos Deus propõe uma aliança com Abraão? Porque só agora Abraão entendeu o estilo de vida de Deus. Deus não faz aliança enquanto não tem aliança estabelecida. Só iremos desfrutar das bênçãos da cruz quando aprendermos viver no estilo de vida sobrenatural.


Qual foi a conseqüência da vida sobrenatural de Abraão?

Morreu em boa velhice – Gênesis 25.8

O Estilo de Vida do Diabo

Mas tem ainda um terceiro estilo de vida. É o estilo de vida do diabo. Alguém pode dizer: eu não tenho nada com o diabo, por isso, não preciso aprender sobre este estilo de vida. Isso é um engano! Podemos viver dentro da Igreja com o estilo de vida do diabo. Precisamos entender que coisas na nossa vida não têm nada a ver com Jesus.
Qual é o estilo de vida do diabo?
Deus trabalha olhando para frente. Todo homem de Deus anda olhando para frente, focado na eternidade.
O diabo não tem futuro. A bíblia diz também que ele é o acusador. Para ele acusar alguém de alguma coisa, ele precisa acusar de coisas do passado. Para eu acusar alguém, eu preciso acusar de algo que a pessoa já fez, do passado e não do futuro.
Então, qual é o estilo de vida do diabo?
O diabo sempre trabalha com arquivo morto. Essa é a forma de nos acusar.
Jesus é o intercessor. O intercessor trabalha com o futuro.
O diabo é o acusador. O acusador trabalha com o passado.
Então quem vive olhando para o passado. Está vivendo no estilo de vida do diabo.
A única forma do diabo trabalhar e de nos prender é fazer a gente olhar para o passado.
O diabo vai viver em cima de você te acusando. Ele quer te segurar no seu passado. Se ele conseguir te segurar no seu passado você não terá futuro.
Você não pode mudar nada do que ficou para trás. Você só pode trabalhar para mudar o seu futuro.
Se você ficar vivendo do seu passado você vai morrer. Por isso é que se diz: Arquivo Morto.
Se você vive olhando para trás e fica levando outras pessoas a olhar para trás, você está vivendo no estilo de vida do diabo.
Deus não está no meu passado. Ele está no meu presente me levando para o futuro.
COMO EU RESOLVO MEU PASSADO?

NA CRUZ DE CRISTO!!

Quando eu deixo de olhar a graça do Senhor na cruz eu estou vivendo um estilo de vida do diabo.
Olha o que diz a Bíblia:
• II Co. 5.17 = quando lemos este texto pensamos no dia da nossa conversão, mas a verdade de Deus vai muito mais além. O que é antigo na sua vida? As coisas que aconteceram ontem já são antigas. Lamentações diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada dia. Se você começa o hoje com alguma coisa de ontem você está errado. Esta é a graça de Deus sobre nós.
• Hebreus 12.1-2 = não olhando para trás e avançando.

Qual a conseqüência do Estilo de Vida Maligno?
Se tornar uma estátua de sal! (Gn. 19.24-26).

Jesus disse que somos o sal da terra. O sal serve para preservar a vida. Eu e você devemos preservar a vida de Deus em nós. Mas quando olhamos para trás nos tornamos como belas estátuas de sal.
Não pregamos, não evangelizamos, não adoramos, não temos prazer nas coisas espirituais, vivemos estagnados.
É sal, mas é estátua!!

Conclusão:

A conseqüência do Estilo de Vida Natural = MORRER NA CAVERNA;
A conseqüência do Estilo de Vida Sobrenatural = BOA VELHICE;
A conseqüência do Estilo de Vida Maligno = SE TORNAR UMA ESTÁTUA DE SAL.


No Amor de Cristo,

Pr. Washington Andrade.

Nenhum comentário: