quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PALAVRAS FORTALECEDORAS...


Forte, na força do Senhor (1)
Para ser forte em Deus precisamos reconhecer as nossas fraquezas

“[...] mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” (Is 40.31.) Este versículo é bastante conhecido e falado entre o povo de Deus. A águia e suas qualidades, por exemplo, têm sido muito usadas para simbolizar as atitudes de “um grande líder”, “um verdadeiro adorador”, alguém que “sonha os sonhos de Deus” etc. Eu mesma, muitas vezes, fui edificada e encorajada em minha caminhada com Jesus por meio destes ensinamentos. Grande parte está guardada em meu coração. São como presentes do Espírito Santo de Deus para minha vida e ministério. Glórias a Deus por isso!Mas eu quero falar de algo que “encontrei” no texto de Isaías 40, mais precisamente entre os versos 26 e 31, que vieram como bálsamo e cura para a minha alma cansada dias atrás. São Palavras de Deus para um coração fraco. Ele não está falando com águias prontas. Na verdade, ele se dirige àqueles que gostariam de ser como águias, mas ainda não o são. Como eu, talvez, você e tantos outros.Eu tenho refletido muito sobre a necessidade de caminharmos com JESUS ao nosso lado, à nossa frente de maneira intensa, íntima. Não íntimos a ponto de andarmos juntos com ele, apenas. Íntimos a ponto de sermos um com Ele, assim como Ele é um com o Pai. Ele mesmo, Jesus, orou a Deus por isso (Jo 17:22-23). Aleluias!Somente assim, amados, poderemos vencer este mundo que é tão mal, o diabo que nos odeia tanto e a nossa carne que é um inimigo infiltrado dentro de nós, que nos engana e manipula sem medo. É preciso amar Jesus, de verdade, mais do que tudo que possa existir ou ter existido neste mundo, incluindo nós mesmos, para vencer. Todavia, é imprescindível crer que É POSSIVEL. Tudo, tudo é possível ao que crê (Mc 9.23). Melhor ainda, eu tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.13). E, ainda melhor, o que é impossível para mim, é possível para Deus (Lc 18.27). A ele a glória, Força! É disso que quero falar.O verso 26, de Isaías 40, diz: “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; Ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser Ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará.” Este é o nosso Deus!Ante a qualquer obstáculo abaixamos com facilidade a nossa cabeça. Parece que a nossa força dura o tempo do entusiasmo inicial. Nos relacionamentos, em novos empregos, nos projetos ministeriais, em tudo. No começo, sentimo-nos super poderosos: “Tudo vai dar certo”; “A vitória é certa”. Mas a tempestade vem. Ela sempre vem e mais de uma vez ao longo da nossa caminhada cristã. E não podemos olhar para trás.Jesus nos ensinou que não devemos olhar para trás (Lc 9.61). Temos que olhar para frente, Igreja! Olhar para o alto!Olhar para frente é lutar contra toda tendência de derrota. Olhar para o alto é contemplar aquele que torna possível todas as coisas! “Olhai ao alto e vede”, diz o Senhor. Ver o quê? O Criador! Grande em força! Forte em poder! O incomparável (v. 25)! Eu não posso julgar ninguém por pensar em desistir. Eu mesma, inúmeras vezes, já pensei em desistir! E vejo ao meu redor muitos irmãos na mesma situação. Cansados, enfraquecidos, sem condições de prosseguir. Por quê? Eu só encontro uma resposta: cansamos porque insistimos em fazer as coisas na força do nosso braço. Falamos que dependemos de Deus, mas não agimos como dependentes. A Bíblia diz que os dias do homem são como a erva, como a flor do campo ele floresce, “pois passando por ela o vento, logo se vai” (Sl 103.15-16). Isso nos diz algo, não é mesmo?Tocou-me profundamente perceber a ênfase de Deus no contraste de sua força com a nossa fraqueza, no texto de Isaías. Ele frisa que o homem é fraco, porém, tem um Deus forte que pode fortalecê-lo e lhe dar a vitória.No verso 27, o Senhor toca em dois pontos interessantes: caminho e direito. “Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?”. Escondido? Não, o meu caminho está bem claro ao Senhor, isso sim! Tentar se esconder de Deus é uma grande bobagem. Não adianta. Como disse Davi no salmo 103, seja nos mais altos céus ou no mais profundo abismo, a presença do Senhor nos persegue e alcança. Ele não vê apenas o que faço de bom, nem apenas o que faço de errado. Ele tudo vê.Com certeza, o primeiro e maior agente enfraquecedor do homem é o pecado. E a única maneira de vencê-lo é reconhecê-lo, confessá-lo ao Senhor e buscar o concerto. Mas eu vejo tanto cristão levando uma vida dupla, que me pergunto: onde vamos parar, Igreja?Vida dupla sim, infelizmente. Porque quando peco e me apresento a Deus em oração e louvor, normalmente, sem me expor ao tratamento dele, estou agindo como se Ele não conhecesse a minha vida. Estou sendo hipócrita. Estou fugindo de um confronto que não vai doer mais que a queda que me aguarda se eu não aceitar que preciso dele. Um abismo chama outro abismo (Sl 42.7).Existe um ditado popular interessante: “Errar é humano, persistir no erro é burrice”. Eu realmente vou errar nesta vida, mas posso fazer uma escolha que mudará tudo: posso escolher ser como Saul ou como Davi. Saul pecava e não se quebrantava. Tentava ludibriar a Deus e acabou perdendo tudo, o trono e a vida. Davi pecava e aceitava a correção. Buscava concerto e era restaurado. Até hoje é lembrado como o maior dos reis de Israel.Uma das mais belas declarações de Deus se encontra em 1 Samuel 16.7b: "[...] Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." Lemos esta passagem quase sempre pensando no lado fácil. Afinal “Deus conhece a minha sinceridade, bondade etc”... Mas a verdade de que Deus vê o meu coração é a verdade de que Ele sabe quando eu realmente quero mudar de vida para fazer sua vontade e quando eu estou brincando com Ele. Deus não se deixa escarnecer!Às vezes penso que esconder e calar o pecado são ainda pior do que o ato em si. Veja o que diz o Salmo 32, versos de 3 a 6: “Enquanto calei o meu pecado, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-Te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a Ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.”Se você se sente fraco e sabe que essa fraqueza é fruto de pecado, a própria Palavra de Deus lhe traz hoje a direção. Entenda que Deus contempla os seus caminhos e deseja transformá-los!Eu quero ser forte. Forte em Deus. Mas para isso, precisamos reconhecer as nossas fraquezas e orar como Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139.23-24.)
Deus abençoe a todos!
Carinhosamente em Jesus,
Thais Monteiro Brum

Um comentário:

Lara Cristina disse...

Eu escolhi este texto para colocar em meu blog, pois quando o li, senti um desejo de compartilha-lo com outras pessoas. Espero que ele fortaleça a todos que o lerem. Ele é grande mas vale a pena l^-lo..

Lara Cristina